Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

Salmo 142

 

Este salmo é uma oração, cujo conteúdo Davi ofereceu a Deus quando foi forçado por Saul a se abrigar em uma caverna, e que posteriormente escreveu nesta forma. Aqui está,

I. A reclamação que ele faz a Deus (ver 1, 2) da sutileza, força e malícia de seus inimigos (ver 3, 6), e da frieza e indiferença de seus amigos, ver 4.

II. O conforto que ele recebe em Deus é que ele conhecia seu caso (ver 3) e era seu refúgio, ver 5.

III. Sua expectativa de Deus de que ele o ouviria e o libertaria, ver 6, 7.

IV Sua expectativa dos justos de que eles se unissem a ele em louvores, v. 7.

Aqueles que estão perturbados na mente, no corpo ou no estado podem, ao cantar este salmo (se o cantarem em certa medida com o espírito de Davi), tanto justificar suas queixas quanto buscar seu conforto.

As reclamações de Davi.

Maschil de Davi. Uma oração quando ele estava na caverna.

1 Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR.

2 Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação.

3 Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha.

Se foi na caverna de Adulão, ou na de Engedi, que Davi fez esta oração, não é a questão; é claro que ele estava em perigo. Foi uma grande desgraça para um soldado tão grande, um cortesão tão grande, ser submetido a tais turnos para sua própria segurança, e um grande terror ser perseguido com tanto fervor e a cada momento na expectativa da morte; no entanto, ele teve tanta presença de espírito que fez esta oração e, onde quer que estivesse, ainda tinha sua religião consigo. Orações e lágrimas eram suas armas e, quando ele não ousou estender as mãos contra seu príncipe, ele as ergueu para seu Deus. Não existe caverna tão profunda, tão escura, mas dela possamos enviar nossas orações, e nossas almas em oração, a Deus. Ele chama essa oração de Maschil – um salmo de instrução, por causa das boas lições que ele mesmo aprendeu na caverna, aprendeu de joelhos, e que desejava ensinar aos outros. Nestes versículos observe,

I. Como Davi reclamou com Deus. Quando o perigo passou, ele não se envergonhou de admitir (como às vezes acontece com os grandes espíritos) o medo que sentiu e a aplicação que fez a Deus. Que nenhum homem de primeira linha pense que é uma diminuição ou menosprezo para eles, quando estão em aflição, clamar a Deus e chorar como crianças a seus pais quando alguma coisa os assusta. Davi derramou sua reclamação, o que denota uma reclamação gratuita e completa; ele era copioso e específico nisso. Seu coração estava tão cheio de mágoas quanto podia, mas ele se acalmou ao derramá-las diante do Senhor; e isso ele fez com grande fervor: Ele clamou ao Senhor com sua voz, com a voz de sua mente (assim pensam alguns), pois, estando escondido na caverna, ele não ousou falar com voz audível, para que isso não o traísse; mas a oração mental é vocal a Deus, e ele ouve os gemidos que não podem, ou não ousam, ser proferidos, Romanos 8:26. Duas coisas que Davi expôs a Deus nesta reclamação:

1. Sua angústia. Ele exibiu um protesto ou memorial de seu caso: mostrei diante dele meu problema e todas as circunstâncias dele. Ele não prescreveu a Deus, nem lhe mostrou seu problema, como se Deus não soubesse disso sem que ele mostrasse; mas como alguém que confiava em Deus, desejava manter a comunhão com ele e estava disposto a referir-se inteiramente a ele, ele se desfez dele, humildemente expôs o assunto diante dele e então alegremente o deixou com ele. Temos a tendência de mostrar demais nosso problema a nós mesmos, agravando-o e debruçando-nos sobre ele, o que não nos ajuda em nada, ao passo que, ao mostrá-lo a Deus, poderíamos lançar o cuidado sobre aquele que cuida de nós e, assim, aliviar-nos. Nem devemos permitir qualquer reclamação a nós mesmos ou a outros que não possamos, com a devida decência e sinceridade de devoção, fazer a Deus e apresentar-nos diante dele.

2. Seu desejo. Ao fazer sua reclamação, ele fez sua súplica (v. 1), não reivindicando alívio como uma dívida, mas implorando humildemente como um favor. Os queixosos devem ser suplicantes, pois Deus deve ser procurado.

II. Do que ele se queixou: "No caminho por onde andei, sem suspeitar de perigo, armaram-me secretamente uma armadilha, para me prender." Saul deu sua filha Mical a Davi com o propósito de que ela pudesse ser uma armadilha para ele, 1 Sam 18. 21. Ele reclama disso com Deus, que tudo foi feito com um desígnio contra ele. Se ele tivesse saído do seu caminho e encontrado armadilhas, ele poderia ter agradecido a si mesmo; mas quando ele se encontrasse com eles no cumprimento de seu dever, ele poderia com humilde ousadia contar a Deus sobre eles.

III. O que o confortou em meio a essas queixas (v. 3): “Quando meu espírito estava oprimido dentro de mim, e pronto para afundar sob o peso da dor e do medo, quando eu estava completamente perdido e pronto para me desesperar, então Você conhecia meu caminho, isto é, então foi um prazer para mim pensar que você o conhecia. Você conhecia minha sinceridade, o caminho certo que eu trilhava, e que não sou aquele que meus perseguidores me representam. Você conhecia minha condição em todos os detalhes; quando meu espírito estava tão sobrecarregado que eu não conseguia demonstrá-lo claramente, isso me confortou, que você sabia disso, Jó 23. 10. Você sabia disso, isto é, você protegeu, preservou, e protegeu-o”, Sal 31. 7; Deut 2. 7.

Reclamações e Petições.

4 Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.

5 A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes.

6 Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.

7 Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.

O salmista aqui nos conta, para nossa instrução:

1. Como ele foi rejeitado e abandonado por seus amigos. Quando ele era favorecido na corte, ele parecia ter um grande interesse, mas quando ele se tornou um fora-da-lei, e era perigoso para qualquer um abrigá-lo (veja o destino de Aimeleque), então nenhum homem o conheceria, mas todo corpo estava tímido com ele. Ele procurava em sua mão direita um defensor (Sl 109.31), algum amigo ou outro que lhe falasse uma boa palavra; mas, como a aparição de Jônatas para ele teria lhe custado a vida, ninguém estava disposto a se aventurar em defesa de sua inocência, mas todos estavam prontos para dizer que nada sabiam sobre o assunto. Ele olhou em volta para ver se alguém abriria as portas para ele; mas o refúgio lhe falhou. Nenhum de todos os seus velhos amigos lhe daria alojamento para uma noite ou o encaminharia para qualquer lugar secreto e seguro. Quantos homens bons foram enganados por esses amigos andorinhas, que se foram quando o inverno chegou! A vida de Davi era extremamente preciosa e, no entanto, quando foi injustamente proscrito, ninguém se importou com ela, nem moveu a mão para protegê-la. Nisto ele era um tipo de Cristo, que, em seus sofrimentos por nós, foi abandonado por todos os homens, até mesmo por seus próprios discípulos, e pisou sozinho no lagar, pois não havia ninguém para ajudar, ninguém para apoiar, Isaías 63. 5.

2. Como ele então encontrou satisfação em Deus. Amantes e amigos permaneciam distantes dele, e era em vão chamá-los. "Mas", disse ele, "eu clamei a ti, ó Senhor! Quem me conhece e cuida de mim, quando ninguém mais o fará, e não me deixará nem me abandonará quando os homens o fizerem"; pois Deus é constante em seu amor. Davi nos conta o que disse a Deus na caverna: “Tu és meu refúgio e minha porção na terra dos viventes; dependo de ti para ser assim, meu refúgio para me salvar de ser miserável, minha porção para me fazer feliz”. A caverna em que estou é apenas um pobre refúgio. Senhor, teu nome é a torre forte para a qual corro. Tu és meu refúgio, em quem somente me considerarei seguro. A coroa pela qual tenho esperança é apenas uma pobre porção; nunca poderei me considerar bem provido até que eu saiba que o Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice." Aqueles que com sinceridade tomam o Senhor como seu Deus, o acharão todo-suficiente, tanto como refúgio quanto como uma porção, de modo que, como nenhum mal os prejudicará, nenhum bem lhes faltará; e eles podem reivindicar humildemente seu interesse: "Senhor, tu és meu refúgio e minha porção; todo o resto é um refúgio de mentiras e uma porção sem valor. Tu és assim na terra dos vivos, isto é, enquanto eu viver e existir, seja neste mundo ou em um mundo melhor." Há o suficiente em Deus para atender a todas as necessidades do tempo presente. Vivemos em um mundo de perigos e desejamos; mas que perigo devemos temer se Deus é nosso refúgio, ou o que desejamos se ele for nossa porção? O céu, o único que merece ser chamado de terra dos vivos, será para todos os crentes tanto um refúgio quanto uma porção.

3. Como, nesta satisfação, ele se dirigiu a Deus (v. 5, 6): “Senhor, dá ouvidos com misericórdia ao meu clamor, ao clamor da minha aflição, ao clamor da minha súplica, porque estou muito abatido”, e, se você não me ajudar, ficarei bastante afundado. Senhor, livra-me dos meus perseguidores, amarre suas mãos ou transforme seus corações, quebre seu poder ou destrua seus projetos, restrinja-os ou resgate-me, pois eles são mais fortes do que eu, e será sua honra participar dos mais fracos. Livra-me deles, ou serei arruinado por eles, pois ainda não sou páreo para eles. Senhor, tire minha alma da prisão, não apenas me tire em segurança desta caverna, mas tire-me de todas as minhas perplexidades." Podemos aplicá-lo espiritualmente: as almas dos homens bons são muitas vezes estreitadas por dúvidas e medos, apertadas e acorrentadas pela fraqueza da fé e pela prevalência da corrupção; e é então seu dever e interesse aplicar-se a Deus e implorar-lhe que os liberte e alargue seus corações, para que possam seguir o caminho de seus mandamentos.

4. Quanto ele esperava que sua libertação redundasse em glória de Deus.

(1.) Por suas próprias ações de graças, nas quais suas atuais queixas seriam então transformadas: "Tire minha alma da prisão, não para que eu possa me divertir. e meus amigos e vivam com tranquilidade, não, nem para que eu possa proteger meu país, mas para que eu possa louvar o teu nome." Devemos estar atentos a isso, em todas as nossas orações a Deus pela libertação dos problemas, para que possamos ter ocasião de louvar a Deus e viver para o seu louvor. Este é o maior conforto das misericórdias temporais que elas nos fornecem com a matéria, e nos dê oportunidade para o excelente dever de louvor.

(2.) Pelas ações de graças de muitos em seu nome (2 Cor 1.11): “Quando eu for alargado, os justos me cercarão; por minha causa eles te farão uma coroa de louvor, assim os caldeus. Eles se reunirão ao meu redor para me parabenizar pela minha libertação, para ouvir minhas experiências e para receber minhas instruções (Maschil); eles me cercarão, para se juntarem a mim em minhas ações de graças, porque você terá lidado generosamente comigo." Observe que as misericórdias dos outros devem ser o motivo de nossos louvores a Deus; e os louvores dos outros, em nosso nome, devem ser desejados e regozijados por nós.

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 13/04/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras