Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

A Luta e a Bênção do Retorno dos Israelitas a Deus

 

I. Os filisteus invadem Israel (v. 7), ressentindo-se daquela reunião geral de arrependimento e oração como se tivesse sido um encontro para a guerra e, se assim fosse, eles acharam prudente manter a guerra fora de seu próprio país. Eles não tinham justa causa para essa suspeita; mas aqueles que procuram fazer mal aos outros estarão ansiosos para imaginar que outros planejam mal para eles. Agora veja aqui,

1. Como o mal às vezes parece vir do bem. A reunião religiosa dos israelitas em Mizpá trouxe problemas para eles com os filisteus, o que talvez os tenha tentado a desejar ter ficado em casa e culpar Samuel por reuni-los. Mas podemos estar no caminho de Deus e ainda encontrar angústia; antes, quando os pecadores começam a se arrepender e se reformar, eles devem esperar que Satanás reúna toda a sua força contra eles e coloque seus instrumentos no trabalho ao máximo para se opor e desencorajá-los. Mas,

2. Quão bom é, finalmente, tirado desse mal. Israel nunca poderia ser ameaçado mais oportunamente do que neste momento, quando eles estavam se arrependendo e orando, nem poderiam estar melhor preparados para receber o inimigo; nem os filisteus poderiam ter agido de forma mais indelicada para si mesmos do que guerrear contra Israel neste momento, quando eles estavam fazendo as pazes com Deus. Mas Deus permitiu que eles o fizessem, para que ele tivesse uma oportunidade imediata de coroar a reforma de seu povo com sinais de seu favor e de confirmar as palavras de seu mensageiro, que lhes havia assegurado que, se eles se arrependessem, Deus nem os filisteus poderiam ter agido de forma mais indelicada para si mesmos do que guerrear contra Israel neste momento, quando eles estavam fazendo as pazes com Deus. Mas Deus permitiu que eles o fizessem, para que ele tivesse uma oportunidade imediata de coroar a reforma de seu povo com sinais de seu favor e de confirmar as palavras de seu mensageiro, que lhes havia assegurado que, se eles se arrependessem, Deus nem os filisteus poderiam ter agido de forma mais indelicada para si mesmos do que guerrear contra Israel neste momento, quando eles estavam fazendo as pazes com Deus. Mas Deus permitiu que eles o fizessem, para que ele tivesse uma oportunidade imediata de coroar a reforma de seu povo com sinais de seu favor e de confirmar as palavras de seu mensageiro, que lhes havia assegurado que, se eles se arrependessem, Deus os livraria das mãos dos filisteus. Assim, ele faz a ira do homem louvá-lo e serve aos propósitos de sua graça para com seu povo, mesmo pelos desígnios maliciosos de seus inimigos contra eles, Miq 4. 11, 12.

II. Israel se apega intimamente a Samuel, como seu melhor amigo, sob Deus, nessa angústia; embora ele não fosse um militar, nem jamais celebrado como um homem valente e poderoso, ainda assim, temendo os filisteus, para quem eles se consideravam um rival desigual, eles se engajaram nas orações de Samuel por eles: Não cesse de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, v. 8. Eles estavam aqui desarmados, despreparados para a guerra, reunidos para jejuar e orar, não para lutar; orações e lágrimas, portanto, sendo todas as armas com as quais muitos deles estão agora munidos, a elas eles recorrem. E, sabendo que Samuel tem um grande interesse no céu, eles imploram sinceramente que ele o use para eles. Eles tinham motivos para esperar, porque ele havia prometido orar por eles (v. 5), havia prometido a eles libertação dos filisteus (v. 3), e eles o observaram em tudo o que ele lhes havia falado da parte do Senhor. Assim, aqueles que se submetem sinceramente a Cristo, como seu legislador e juiz, não precisam duvidar de seu interesse em sua intercessão. Eles foram muito solícitos para que Samuel não parasse de orar por eles: que preparativos militares deveriam ser feitos, eles os empreenderiam, mas que ele continuasse instantemente em oração, talvez lembrando que quando Moisés fez apenas abaixar a mão, tão pouco Amaleque prevaleceu. Oh, que consolo é para todos os crentes que nosso grande intercessor nunca cessa, nunca fica em silêncio, pois ele sempre aparece na presença de Deus por nós!

III. Samuel intercede por eles junto a Deus, e o faz por sacrifício, v. 9. Ele tomou um cordeiro de peito e o ofereceu em holocausto, um holocausto inteiro, ao Senhor, e, enquanto o sacrifício estava queimando, com a fumaça dele suas orações subiam ao céu por Israel. Observe,

1. Ele fez intercessão com um sacrifício. Cristo intercede na virtude de sua satisfação, e em todas as nossas orações devemos estar atentos à sua grande oblação, dependendo disso para audiência e aceitação. O sacrifício de Samuel sem sua oração teria sido uma sombra vazia, sua oração sem o sacrifício não teria sido tão prevalente, mas ambos juntos nos ensinam que grandes coisas podemos esperar de Deus em resposta às orações que são feitas com fé no sacrifício de Cristo..

2. Foi um holocausto, oferecido puramente para a glória de Deus, tão insinuante que o grande apelo em que ele se baseou em sua oração foi retirado da honra de Deus. "Senhor, ajuda o teu povo agora por amor do teu nome." Quando nos esforçamos para dar glória a Deus, podemos esperar que ele, em resposta às nossas orações, trabalhe para sua própria glória.

3. Foi apenas um cordeiro que ele ofereceu; pois é a integridade e a intenção do coração que Deus olha, mais do que o volume ou o número das ofertas. Este único cordeiro (tipificando o Cordeiro de Deus) era mais aceitável do que milhares de carneiros ou novilhos teriam sido sem fé e oração. Samuel não era sacerdote, mas era levita e profeta; o caso foi extraordinário, e o que ele fez foi por direção especial e, portanto, foi aceito por Deus. E justamente essa censura foi colocada sobre os sacerdotes porque eles se corromperam.

4. Deus deu uma resposta graciosa à oração de Samuel (v. 9): O Senhor o ouviu. Ele mesmo era um Samuel, pedido por Deus, e muitos Samuéis, muitas misericórdias em resposta à oração, Deus lhe deu. Filhos de oração devem ser famosos por orar, como Samuel estava entre aqueles que invocam seu nome, Sl 99. 6. A resposta foi uma resposta real: os filisteus ficaram frustrados (v. 10, 11), totalmente encaminhado, e isso de maneira que ampliou altamente a oração de Samuel, o poder de Deus e o valor de Israel.

1. A oração de Samuel foi honrada; pois no exato momento em que ele estava oferecendo seu sacrifício e sua oração com ele, a batalha começou e se voltou imediatamente contra os filisteus. Assim, enquanto ele ainda falava, Deus ouviu e respondeu com um trovão, Isa 65. 24. Deus mostrou que era a oração e o sacrifício de Samuel que ele respeitava e, por meio deste, deixou Israel saber que, como em um confronto anterior com os filisteus, ele havia castigado com justiça sua confiança presunçosa na presença da arca, nos ombros de dois sacerdotes profanos, então agora ele graciosamente aceitou sua humilde dependência da oração de fé da boca e do coração de um profeta piedoso.

2. O poder de Deus foi grandemente honrado; pois ele tomou o trabalho em suas próprias mãos e os desconcertou, não com grandes pedras de granizo, que os matariam (como Js 10:11), mas com um grande trovão, que os assustou e os colocou em tal terror e consternação que desmaiaram e se tornaram uma presa muito fácil para a espada de Israel, diante de quem, sendo assim confundidos, foram feridos. Josefo acrescenta que a terra tremeu sob eles quando eles começaram a atacar e em muitos lugares abriram e os engoliram, e que, além do terror do trovão, seus rostos e mãos foram queimados por raios, o que os obrigou a mudar por si mesmos pa4ra fugir. E, sendo assim levados a seus calcanhares pela mão imediata de Deus (a quem eles não temiam tanto quanto temiam sua arca, cap. 4.7), então,

3. Honra foi colocada sobre as hostes de Israel; eles foram usados ​​para completar a vitória e tiveram o prazer de triunfar sobre seus opressores: Eles perseguiram os filisteus e os feriram. Com que rapidez eles encontraram o benefício de seu arrependimento, reforma e retorno a Deus! Agora que eles o contrataram para eles, nenhum de seus inimigos pode resistir a eles.

 

 

 

 

 

 

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/08/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras