Legado Puritano

Quando a Piedade Tinha o Poder

Textos

Mente Natural e Mente Espiritual – Parte 12

É com base no que foi dito pelo apóstolo em Romanos 8.14-39, que se fundamenta a alegria cristã, não naquilo que muitos pensam erroneamente que ela possui um caráter eminentemente voltado para as coisas deste mundo, e a confundem com prosperidade material, saúde perfeita, tranquilidade total no viver etc. Este pensamento era completamente estranho aos crentes da Igreja Primitiva, que a propósito estavam cheios de perseguições e muitos sendo conduzidos ao martírio. Crentes piedosos são os que mais experimentam os ataques da carne, do diabo e do mundo, e assim, a alegria deles não pode consistir naqueles arroubos de exultações que é muito característico principalmente nos que são jovens carnais, cheios de vigor e saúde em sua vida natural, que os dispõe a festejos e busca de prazeres neste mundo, e é somente nisto que consiste a alegria deles. Mas quando chegam à velhice, se lhes for permitido por Deus, muitos se desencantam totalmente e percebem que já não podem ter os mesmos prazeres dos dias da juventude, e concordam com Salomão dizendo que são maus dias nos quais não têm qualquer prazer. Eles começam a perceber que para o seu corpo senil tudo é enfado e canseira. E esta condição natural alcança os próprios crentes, mas eles têm a grande vantagem de saber desde os dias da sua juventude que no mundo têm muitas aflições, muitas tribulações, mas podem pelo poder de Cristo serem livrados de todas elas, e terem seu coração mantido em paz e alegre, no Espírito, apesar dos seus muitos sofrimentos, frustrações e dores que possam experimentar deste outro lado do céu.

18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, Col 2.18.

A mente carnal é atuante sem que haja necessidade de qualquer esforço de nossa parte para tal; mas a mente renovada espiritual depende de ser adquirida mediante muito esforço e diligência cada vez maior em acrescentar graça sobre graça em nossa caminhada cristã, pela oração, meditação na Palavra, comunhão dos santos etc.

Agora, nas três passagens bíblicas que destacamos a seguir, é enfocado pelo apóstolo Paulo nas epístolas pastorais dirigidas a Timóteo e a Tito, o cuidado que deveriam ter para manter a verdade, o amor e a sã doutrina entre os crentes, por se contraporem ao ensino dos falsos mestres nas igrejas de Éfeso e Creta, os quais eram homens de mente corrompida e pervertida, ou seja, que não eram dirigidos pelo Espírito Santo, que desconheciam a vontade e a Palavra de Deus, e que com isto estavam pervertendo a fé dos crentes daquelas igrejas. De uma fonte ruim não podem fluir águas saudáveis. Aqueles homens eram como fontes que na verdade, nem água possuíam, pois suas mentes não haviam sido trabalhadas e renovadas pelo poder do Espírito Santo, pois eram réprobos quanto à fé. Este cuidado deve ser mantido em todas as gerações da Igreja de Cristo, pois a Reforma que consiste na vigilância e esforço para trazer a verdade do evangelho sempre à sua forma original, conforme fundamentado na pessoa de Jesus e nos apóstolos, nas Escrituras, é algo que deve estar sempre sendo realizado para que o castiçal da igreja não seja removido pelo Senhor.

5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. I Tim 6.5.

8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; 2 Tim 3.8.

15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Tito 1.15.

Concluindo o nosso breve estudo sobre a mente, devemos destacar que nosso Senhor Jesus Cristo disse que aquele que nele cresse, do seu interior fluiriam rios de água viva, referindo-se à multiplicidade de pensamentos e operações espirituais, celestiais e divinas que fluiriam daqueles que tivessem a habitação do Espírito Santo e que andassem nele, pois seria como uma fonte inesgotável da qual procederiam tais pensamentos e operações espontâneas nos crentes espirituais, e somente nestes, pois nos carnais, os canais pelos quais os mesmos fluem ficam obstruídos. Assim, como a mente natural produz espontaneamente pensamentos vãos e naturais nos quais nenhuma glória é conduzida a Deus, de igual modo na mente espiritual também são produzidos pensamentos espontâneos, só que estes são proveitosos e trazem muita glória a Deus. Sendo portanto tais pensamentos espontâneos a melhor evidência e medida para sabermos se somos de fato espirituais e não carnais.

E numa consideração final devemos saber que a mente natural não seguirá o espírito quando este voltar para Deus no dia da morte, mas somente a mente espiritual que foi recebida do alto no novo nascimento do crente. E por isso, não é sem razão que somos exortados na Palavra a dar toda a diligência, cada vez maior para a confirmação de nossa vocação e eleição, por um crescimento na graça e no conhecimento de Jesus, pela contínua e crescente renovação desta mente espiritual.

31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6.31-33).

Nesta passagem Jesus mostra claramente que ele não deve ser buscado com o mero propósito de se ser curado ou contemplado com provisões materiais, o que a propósito é o alvo de muitos que se associam à Igreja, pois a sua missão não é a de somente prover nossas necessidades naturais e materiais, que em sendo atendidas, sem que nos convertamos a ele, sendo transformados em novas criaturas, nada disso nos aproveitará, e poderemos ser achados na mesma condição daquele homem que multiplicou celeiros e que por fim veio a perder a sua alma.

14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,

15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,

16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;

17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,

18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3.14-19).

Ainda, em uma palavra de conforto para aqueles que estão enfrentando problemas com sua mente natural, como por exemplo transtornos e demências, com perda de memória: mesmo que a luz natural do entendimento se apague totalmente, a luz espiritual da compreensão das coisas relativas ao reino de Deus, jamais se apagará, e até mesmo poderá aumentar com a remoção da mente natural. Isto é o que explica que aqueles que estão em estado avançado de alzheimer, apesar até de esquecerem até mesmo quem são, ainda retêm na mente espiritual renovada uma clara lembrança de trechos da Palavra de Deus, de cânticos espirituais, e permanecem mantendo comunhão com Deus em espírito. Acrescente-se também que aqueles que tiveram perda total de visão ou audição naturais, e se tornam deficientes para ver, ler e ouvir, podem também não somente manter mas até mesmo aumentar a sua visão e audição das coisas espirituais e divinas que são operadas neles pelo Espírito Santo, em sua mente espiritual que não pode ser extinta, uma vez tendo sido recebida de Cristo em sua conversão a Ele. Bendito e louvado seja para sempre o grande nome do Senhor!

“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!” (I Pedro 5.10,11).

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/03/2025
Alterado em 04/03/2025
Áudios Relacionados:


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras