Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
E-books
Judas
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
284 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Judas era irmão segundo a carne de nosso Senhor Jesus Cristo, e fora por Ele designado para o apostolado juntamente com Tiago, que também era seu irmão, filho de Maria e de José.
Judas escreveu esta epístola para combater o ensino dos falsos mestre aos crentes.
I, II e III João
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
613 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
O apóstolo João escreveu suas três epístolas e o livro de Apocalipse quando se encontrava em uma prisão romana na Ilha de Patmos.
Na ocasião era o último apóstolo de Jesus que ainda se encontrava vivo, dando-se assim cumprimento à profecia que nosso Senhor havia feito em relação a ele.
João escreveu tanto para combater o erro doutrinário quanto para citar quais são as características principais que distinguem os crentes autênticos.
João destaca o amor ágape de Deus em nossas vidas como sendo o componente mais importante do fruto o Espírito Santo, assim como Paulo já havia se referido a isto em I Coríntios 13.
Em seu evangelho, João se esforçou para demonstrar a divindade de Jesus, e em sua primeira epístola se esforçou para falar da sua humanidade, em face do ataque do gnosticismo contra a verdade de que Ele havia de fato encarnado.
I e II Pedro
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
553 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Em ambas epístolas Pedro se dirigiu aos mesmos destinatários, que eram crentes da Ásia Menor, área que havia sido evangelizada por Paulo.
Provavelmente em razão do martírio sofrido por Paulo, Pedro lhes escreveu para fortificar a sua fé em Cristo em face das perseguições que estavam sofrendo, especialmente por parte do Império Romano.
O tema dominante da primeira epístola é a paciência cristã em face do sofrimento, e o da segunda é sobre o cuidado que os crentes devem ter com os falsos pastores e mestres.
Ambas epístolas recomendam o crescimento na graça e no conhecimento de Jesus, pelo aumento progressivo das virtudes do próprio Cristo nos crentes.
Tiago - Provado e Aprovado
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
678 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Neste livro comentamos a Epístola de Tiago que pode ser sumariada por esta parte que destacamos do nosso comentário:
A verdadeira fé é constante e firme. Ela alça voo à presença de Deus, elevando-se mais e mais.
É assim que o cristão deve se exercitar na sua confiança no Senhor.
Ele não deve ser como a onda do mar que é agitada pelos ventos, que aqui representam as tribulações que lhe sobrevêm. Numa hora está em cima, noutra, embaixo. Num momento crê, noutro duvida.
Podemos tirar lições preciosas para nossas vidas na Epístola de Tiago, que nos leva de modo prático e objetivo a entender qual é a forma de expressão da verdadeira fé.
Neste livro nos dedicamos à tarefa de interpretar a epístola de Tiago à luz do contexto bíblico e de nossa própria experiência, quanto à vivência dos princípios nela contidos.
Hebreus
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
891 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Comentário da Epístola aos Hebreus, na qual é tratado o assunto da apostasia da fé em Cristo em razão de tradições religiosas.
Dois adjetivos permeiam toda a epístola aos Hebreus, a saber, superior e melhor, pois Cristo é superior aos anjos, a Moisés e a todos os reis e profetas, a aliança que ele instituiu com base no seu sangue é melhor do que a antiga aliança que fora celebrada com Israel nos dias de Moisés.
Toda a vontade de Deus, relativamente à humanidade foi revelada de forma final e completa pela manifestação de Cristo ao mundo.
Se antes, toda revelação divina foi feita através de instrumentos humanos, em Cristo a revelação foi feita pelo próprio Criador de todas as coisas, porque conforme diz o autor da epístola, tal como João no início do seu evangelho, que o Pai não somente constituiu Jesus o herdeiro de todas as coisas, como também foi por meio de quem Ele criou o mundo; sendo o próprio Jesus quem sustenta todas as coisas criadas pela palavra do seu poder, porque Ele é Deus, e o resplendor da glória e a expressa imagem da pessoa do Pai.
Tito e Filemom
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
454 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Apesar da epístola a Filemom figurar no Cânon imediatamente após a de Tito, a mesma foi escrita antes, quando Paulo se encontrava em seu primeiro aprisionamento em Roma. Nesta carta Paulo apela junto a Filemom em favor de um escravo fugitivo chamado Onésimo que havia se convertido a Cristo.
Já a epístola a Tito foi escrita no mesmo período de I Timóteo, quando Paulo desfrutou de um período de liberdade entre a primeira e segunda prisão em Roma.
Em Tito, quanto em I a Timóteo são destacadas especificamente as qualificações exigidas para o exercício do ministério de pastores e diáconos.
As epístolas de Tito e I Timóteo foram escritas próximo do final do ministério de Paulo, e havendo a preocupação de manter a ordem e a disciplina na Igreja, para que ela continuasse cumprindo o papel que lhe fora designado pelo Senhor na terra, Paulo enviou estas epístolas a seus cooperadores mais próximos, Timóteo e Tito, que receberam na época o encargo de nomear presbíteros para as igrejas de Éfeso, e Creta, respectivamente, agindo na ocasião, como superintendentes interventores, em face da heresia que havia penetrado naquelas igrejas. E o combate ao erro seria feito principalmente nomeando-se pessoas qualificadas para ensinarem a sã doutrina, que reforçariam a liderança das igrejas sendo nomeados presbíteros para manterem a disciplina e a ordem, no Senhor.
II Timóteo
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Tamanho:
638 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Nesta segunda carta a Timóteo, Paulo afirma que se encontrava preso em Roma (II Tim 1.8, 16, 17), portanto uma segunda prisão, só que desta vez, não tinha qualquer esperança de que seria posto em liberdade, ao contrário, quando escreveu esta epístola a sua sentença de morte já havia sido lavrada (II Tim 4.6). Ele havia sido abandonado por todos e ninguém fora a seu favor na sua primeira defesa (II Tim 4.16). Ele sabia que a sua carreira havia chegado ao fim, porque havia completado a mesma e estava somente aguardando a hora em que estaria para sempre com o Senhor na glória celestial (II Tim 4.7,8).
A segunda epístola a Timóteo foi a última epístola a ser escrita pelo apóstolo Paulo, próximo ao seu martírio sob Nero, cerca de 64 d.C.
A fé de Timóteo era verdadeira. Era uma fé que havia sido provada e aprovada nas tribulações e no exercício do ministério.
Todavia, àquela hora extremamente difícil, que não somente Paulo, mas todos os cristãos estavam experimentando, debaixo das perseguições do imperador romano Nero, estava ocorrendo muito recuo na fé e na ousadia em se pregar o evangelho.
Por isso Paulo exortou a Timóteo a despertar o dom de evangelista que havia recebido de Deus pela imposição das suas mãos, dando continuidade à obra mesmo em meio àquela circunstância difícil.
I Timóteo
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
578 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
As palavras desta epístola do apóstolo Paulo a Timóteo, juntamente com as que encontramos em Tito e em II Timóteo, foram as últimas escritas pelo apóstolo e que viriam a constar do cânon do Novo Testamento.
São palavras de alguém que se encontrava na expectativa da sua partida deste mundo para a glória celestial, e assim, são da maior importância, principalmente quanto ao cuidado apostólico em deixar instruções adequadas para serem seguidas para a constituição de líderes para a Igreja de Jesus Cristo em todas as épocas.
Esta epístola de I Timóteo, foi escrita por Paulo quando se encontrava em liberdade, antes de sofrer sua segunda prisão em Roma, que culminaria com o seu martírio sob o imperador Nero.
Conforme havia manifestado nas Epístolas da Prisão (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom), a sua forte expectativa de que o fato de ter apelado para César lhe redundaria em liberdade, tudo indica que de fato o apóstolo Paulo fora libertado, conforme evidências internas que encontramos em I Timóteo e Tito, porque, principalmente, estas epístolas apresentam Paulo em deslocamento e em situações que não podem ser harmonizadas com o registro contido no livro de Atos, o qual é encerrado com o relato de sua primeira prisão em Roma.
Então I Timóteo, Tito e II Timóteo foram escritas entre 61 e 63 d.C.
I e II Tessalonicenses
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
520 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
A igreja de Tessalônica foi fundada por Paulo durante a sua segunda viagem missionária. Desde o início foi uma Igreja evangelizadora e confirmada na fé. Todavia, alguns crentes daquela Igreja estavam deixando de trabalhar e outros estavam confusos quanto ao tempo da volta de Jesus. Foi especialmente para corrigir os negligentes e para instruir os duvidosos que Paulo lhes escreveu estas duas epístolas.
Colossenses
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
395 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
A epístola de Paulo aos Colossenses foi escrita na mesma ocasião de Efésios, Filipenses e Filemom, quando se encontrava preso em Roma, conforme registro nos capítulos finais do livro de Atos.
Paulo não foi o fundador da Igreja de Colossos, mas havia ganho para Cristo o líder daquela Igreja – Epafras, o qual se encontrava aprisionado juntamente com ele na ocasião em que lhes escreveu a sua epístola.
Tanto em Éfeso, quanto em Colossos estava ocorrendo uma detração da pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo por parte de falsos pastores e mestres, e por esta razão, em ambas epístolas, o apóstolo Paulo demonstra a supremacia de Jesus como sendo o Cabeça da Igreja, e esta o seu corpo.
Filipenses - Alegres... com Tristezas
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
917 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Tomando por base a Epístola de Paulo aos Filipenses, cujo tema central é a alegria, discorremos sobre a forma de se obter esta alegria que é duradoura e eterna.
Apresentamos também quais são os requisitos para se desfrutar da mesma e o modo de preservá-la em sua plenitude.
Este livro contém qual foi o segredo de o apóstolo Paulo sempre estar alegre e contente em espírito, ainda que em meio às mais terríveis tribulações.
Nisto se tornou um modelo que foi dado por Deus para nós, para aprendermos com ele a viver da mesma maneira vitoriosa e bem-aventurada.
O apóstolo encontrava-se preso em Roma quando escreveu aos filipenses, e já havia passado quatro anos aprisionado em Jerusalém, e Cesareia, perfazendo cerca de seis anos o tempo de suas prisões, e, no entanto, vemos com que disposição de ânimo e de espirito ele escreveu para nos dar o exemplo de como devemos nos comportar nas tribulações.
Nada há melhor para sumariar todo este livro do que as próprias palavras proferidas pelo apóstolo Paulo: “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.11-13)
Efésios - Da Morte para a Vida
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
488 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
A realidade da morte em todos os seus aspectos é algo que é pouco conhecido, e, no entanto, deveria ser objeto da nossa maior atenção, não da morte pela morte, mas para sabermos o modo de ser vencida.
Há o dito popular que há remédio para tudo, mas menos para a morte. Ledo engano, pois é justamente para a morte que foi provido por Deus o maior e o melhor remédio já planejado e produzido.
Há um modo perfeito e absoluto de se vencer a morte, e não nos é apresentado de forma ditatorial sem que nos seja dada a oportunidade de conhecer todos os meandros pelos quais ele é levado a efeito.
Foi sobre esta tarefa de descrever estes meios que nos debruçamos na escrita deste livro.
Neste livro partimos do tema proposto para o uso da Epístola de Paulo aos Efésios, e não o oposto, para que não nos desviássemos do alvo que definimos para ser atingido, a saber, o de expor em todos os detalhes como obtemos, aperfeiçoamos e preservamos a vida eterna, depois de termos alcançado a vitória sobre a morte espiritual e eterna que é a condição natural de todo ser humano debaixo do céu, e da qual pode somente pode ser resgatado por meio das operações poderosas da divindade triúna, por meio da única e genuína fé em Cristo.
Gálatas - Uma Liberdade Total e Eterna
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Tomando por base a Epístola de Paulo escrita aos Gálatas, cujo tema central refere-se à liberdade, discorremos sobre as principais características desta única liberdade que é total e eterna.
Apresentamos também quais são os requisitos para se desfrutar da mesma, e o modo de preservá-la em sua plenitude.
Este livro discorre sobre o tema da liberdade, de uma forma abrangente, e reportamos ao assunto tratado na Epístola de Paulo aos Gálatas, que tem a liberdade como seu tema central.
A liberdade foi um dos atributos mais preciosos com o qual Deus dotou o homem na criação.
Com a corrupção da nossa natureza terrena pelo pecado, nossa liberdade também ficou arruinada juntamente com ela.
Todavia há um único modo de tê-la restaurada, e isto explicamos em detalhes neste livro.
II Samuel
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Neste comentário do segundo livro de Samuel nós vemos os atos de Deus durante o reinado de Davi.
I Samuel
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Neste comentário nós apresentamos o modo como Deus agiu em Israel nos dias do profeta Samuel, do rei Saul e de Davi, quando este último não era ainda rei.
Rute
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
370 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Rute era moabita, e apesar de não ser israelita foi incluída por Deus na genealogia de Jesus, para demonstrar que o evangelho também seria destinado aos gentios.
Tendo casado com Rute, Boaz gerou a Obede, pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.21,22), sendo então Rute e Boaz bisavós do rei Davi.
Nós aprendemos, portanto, da história do livro de Rute qual era o caráter moral, a santidade e a fé das pessoas que foram os ancestrais do rei Davi, e podemos então entender em que princípios de fé e de temor a Deus ele fora educado.
Juízes
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este nosso comentário sobre o livro de Juízes apresenta de uma forma muito interessante a história de todos os juízes de Israel no período de cerca de trezentos anos que se seguiu à morte de Josué até o último juiz governante, o profeta Samuel.
Dignos de destaque são os capítulos relativos a Gideão, Débora e Sansão.
Josué
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este é o nosso comentário sobre o livro de Josué.
Caso lêssemos a Bíblia a partir do livro de Josué, desconsiderando tudo o que está escrito nos cinco livros que o precedem, poderíamos pensar que todas as ações que se desenrolarão com os israelitas sob Josué, e a maneira como ele foi extraordinariamente capacitado por Deus para a tarefa que realizou, se deram exclusivamente em razão das promessas feitas a ele e também pelo motivo da sua determinação em obter bênçãos de Deus, para si, e para todo o povo de Israel.
Não podemos esquecer que Abraão, Moisés e Josué, dentre outros, foram os personagens escolhidos pelo Senhor, para levar a cabo o plano de redenção da humanidade, que Ele estabeleceu antes mesmo da criação de todas as coisas, e que passaria antes pela formação de uma nação (Israel), através da qual Ele se revelaria ao mundo.
Eles estavam debaixo do cumprimento de uma diretriz que o Senhor traçou nos Seus conselhos eternos.
Os israelitas deveriam conquistar e tomar posse de Canaã com Josué, porque isto fora determinado pelo Senhor, e revelado e prometido a Abraão, cerca de seiscentos anos antes dos dias de Josué.
II Coríntios
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
664 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Nós apresentamos o comentário sobre a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios no livro que escrevemos sob o título Filosofia Espiritual.
Agora estamos apresentando o comentário relativo à Segunda Epístola aos Coríntios, abrangendo cada um dos treze capítulos da referida epístola.
I Coríntios - Filosofia Espiritual
Autoria:
Silvio Dutra Alves
Ano:
2016
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este livro contém a revelação do mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações até a manifestação de Jesus Cristo.
Demos-lhe o título Filosofia Espiritual em razão de tratarmos do assunto relativo à revelação com base na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, os quais estavam tentando conciliar a filosofia secular com a espiritual.