Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

"5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." (Romanos 8: 5-9)

 

Se sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12: 14).

Se alguém não nascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no reino de Deus (João 3: 5).

E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele (Rom 8: 9).

Então, importa sabermos o que é estarmos santificados, uma vez que é a única evidência de que pertencemos de fato a Cristo, e que somos salvos.

É comum que se pense, que a santificação tenha algo a ver com a posse de um temperamento calmo e pacífico, porém deve ser ponderado, pois quando vemos alguém que não injuria quando é injuriado, e dotado de grande paciência para suportar ofensas sem murmurar ou retrucar, por uma índole pacífica, que o leva a manter-se tranquilo diante das maiores provocações, isto não seria ainda, um sinal evidente de tal pessoa ser santicada, pois apesar de tudo, também devem ser investigadas outras evidências que atestam uma real santificação como, por exemplo;

1 - Ele crê em Cristo, nasceu de novo do Espírito e anda no Espírito?

2 - Ele tem a Palavra de Deus como sua única regra de fé e prática, e nela medita com perseverança?

3 - Ele tem adquirido uma mente renovada, segundo a Palavra e aplicação da mesma pelo Espírito Santo?

 

Onde uma ou mais destas evidências estiver faltando, as demais também faltarão, pois são realidades intercorrentes, uma vez que não se pode ter a habitação do Espírito Santo sem ter crido em Cristo; e não se pode crer em Cristo sem ser atraído a Ele pelo Espírito.

Não se pode ter a Palavra de Deus como regra de vida e amá-la, sem o mover e instrução do Espírito Santo; e não se pode ter o mover e instrução do Espírito Santo sem que se medite na Palavra, como também não é possível ter uma mente renovada, transformada, sem a aplicação da Palavra pelo Espírito Santo, assim como não se pode ter o mover e instrução do Espírito Santo, sem uma mente renovada. 

É somente onde estiver presente a concorrência simultânea destes fatores apontados, que se pode ter a certeza de que há uma real santificação.

 

Se não somos constantes em todos os atos de obediência ordenados a nós na Palavra, nenhum deles jamais será fácil para nós.

Vamos tomar cuidado para não nos enganarmos, como se isso fosse suficiente para a santidade do evangelho, que ocasionalmente temos bons propósitos de deixar o pecado e viver para Deus - exceto quando algo fora do comum nos pressiona com os efeitos que esses bons propósitos produzirão.

Aflições, doenças, problemas, um sentimento de grande culpa, medo da morte e assim por diante, geralmente produzem este estado de espírito. Embora seja o mais distante de qualquer pretensa obediência evangélica, não pode deixar de dar uma advertência contra ela, pois é pelo que muitos homens se iludem para a ruína eterna.

Outros se confundem com a bondade e a longanimidade de Deus, ou abusam delas, pensando que pelo fato de ser bom e longânimo, que Ele abrirá mão da exigência de um viver justo e santo, e por fim virá a salvar e conduzir ao céu a todo aquele que tiver simplesmente, se dedicado a ser um bom religioso praticante de boas obras, mesmo que não tenha sido justificado, regenerado e santificado por uma viva união espiritual com Cristo - estes também se perderão eternamente, por não terem sido transformados em verdadeiros filhos de Deus, enquanto aqui viveram.

 

Fomos acostumados a uma falsa noção sobre o que seja santidade ou santificação. Geralmente são associadas a uma visão de alguém que seja muito religioso, que evita todo tipo de contato considerado normal com outras pessoas; ou ainda, que passe todo o seu tempo somente lendo a Bíblia e orando.

Mas, quando olhamos para o exemplo deixado pelos grandes santos da história da Igreja, como foi o caso dos apóstolos, de John Wesley e todos os verdadeiros missionários, nós os vemos como pessoas em grande atividade dirigida para alcançar outros para Cristo, num viver inteiramente de serviço ao próximo, esquecidos de si mesmos quanto ao grande interesse de promover o Reino de Deus.

 

Alguns deles foram de temperamento muito forte, e falharam em muitas coisas, mas seu grande amor por Cristo respondia por tudo o mais, de maneira que Ele também muito os amou e os usou com grande poder.

Então, a santificação verdadeira se resume neste primeiro amor por Cristo, que supera tudo o mais, e nos leva a ter uma real comunhão com Ele, em espírito, porque uma grande fé nos leva a dar o salto sobre todas as nossas fraquezas e imperfeições, e a confiar inteiramente que nossa aceitação depende somente do que Cristo é, e fez em nosso favor - realmente é somente isto o que conta para Deus, e daí ser dito que sem fé não é possível agradá-Lo.

Em tudo importa que o Filho de Deus seja honrado e glorificado, por nossa fé nEle, e não nós.

 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Alterado em 28/07/2022
Áudios Relacionados:
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras