Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

 

Citações de Thomas Hooker

Parte 10

 

Os melhores cristãos são os que mais desconfiam de si mesmos - ninguém está mais cheio de dúvidas e medos do que aqueles que têm o menor motivo para temer, ou duvidar de que suas faculdades estão destruídas e ruins. 
Satanás faz de sua obra principal, entristecê-los e aterrorizá-los. Além disso, seus próprios corações desconfiados estão sempre prontos para entrar em conflito com seus relatórios falsos contra eles, levantando falsas suposições contra si próprios e afastando deles a misericórdia.
É como se eles tivessem sido contratados pelo diabo, para fazer a defesa contra sua própria salvação segura, portanto vale a pena ouvir o que Davi diz:
               
“Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida”. [Sl 42: 8]                           

O Senhor ordenará Sua benevolência pela manhã. É uma frase tirada de príncipes e grandes homens, cujas palavras são uma lei de comando.

Assim, Deus enviará Sua benevolência, como por um mandamento, a um cristão verdadeiramente humilde. É como dizer: 
“Vá, Amor e Misericórdia Eterna, receba sua comissão. Eu ordeno que você vá até aquele pobre pecador de coração partido; vá para aquela alma pobre, faminta e sedenta, vá, prospere, prevaleça, estampe Meu amor em seu coração - e deixe-o assim, quer ele o aceite ou não.”
                    
 

Assim, o Senhor encarrega Sua benignidade de fazer o bem aos pobres pecadores; e por seu próprio poder Onipotente sustenta a alma, quando ela está pronta para afundar sob o pesado fardo de suas muitas transgressões.
"Mas o que? Eu devo ter misericórdia”? 
“Não, não”, diz o pobre coração que duvida. 
“O Senhor Jesus me aceitará?    
     
“Não, claro que não. Se eu pudesse orar assim e assim; se tivesse essas e aquelas partes e pudesse cumprir deveres desta e daquela maneira, então poderia haver alguma esperança, mas tudo é contrário, portanto não há misericórdia para mim”.       
Mas, para responder a isso também, deixe-me dizer-lhe; seja você quem for, que Deus o convida em particular pelo nome, e que toda a doçura em Cristo e Suas preciosas promessas pertencem à sua alma, você terá um interesse tão grande por elas  como qualquer servo de Deus no mundo.

Não, não”, diz a alma trêmula, “não posso acreditar que um desgraçado como eu vá, ou possa ir para o céu. Não pode ser. O céu prefere cair do que eu vá para lá.”      
Assim, o pecador desanimado bate à porta por misericórdia, e fecha a porta contra si mesmo.
Agora, quando todos os arrazoamentos carnais e imaginações altivas, como Paulo os chama, levantaram fortalezas contra a misericórdia e o conforto; quando a palavra não pode, por enquanto estabelecer a paz na alma inquieta, Deus finalmente comanda Sua benevolência, e a envia com uma comissão do céu; e diz a ela:
“Eu te ordeno, quebre as portas de um pecador tão relutante. Rasgue aquele véu de ignorância que está diante de seus olhos, e silencie todas as suas dúvidas e medos”. 
 
“E, quando isso for feito, mande para casa aquela alma quebrada, para alegrá-la e revigorá-la com o sentimento de Meu doce favor, e a certeza do Meu amor para preenchê-la.”
Enquanto éramos inimigos, diz o apóstolo, Cristo morreu por nós.  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. [Rm 5: 8]      

Aqui, o Senhor envia do céu, a uma pobre criatura miserável, e diz:    "Recomende meu amor, recomende minha misericórdia a uma alma muito angustiada e diga-lhe que, embora tenha sido um inimigo para mim, mas Sou um amigo dela.         
Diga, embora tenha sido um traidor para mim, tenho sido um bom Rei para ele.     
E diga-lhe que, embora tenha sido um rebelde para mim, ainda tenho sido um Deus amoroso para ele.  
                   
Diga ao homem, cujo coração é assim, que seus pecados estão perdoados, sua pessoa aceita, e sua alma será salva. Diga a ele, que seus suspiros e gemidos não se perdem, e suas orações são ouvidas no céu. Deixe-o saber, que o Senhor Jesus morreu pelos pecadores, quando eles eram pecadores.                     
Faça tudo isso para o bem da alma dele, antes de você voltar... “Eu te ordeno."

 

A quarta cura é esta - e deve ser observada especialmente por um cristão, acima de tudo em seus procedimentos no tribunal, isto é; não proferir nenhuma sentença precipitada contra si mesmo, que não esteja de acordo com a evidência da Palavra.   
Se você deseja ser aprovado, deixe a Palavra de Deus fazer isso, e deixe a mesma Palavra examinar você, se vier para ser examinado. 
Se esta Palavra fala por você, não importa se todos os homens e anjos falam contra você, e se ela o condena, não importa quem fala por você – por esta Palavra você se levanta ou cai, para seu próprio Mestre.                    
Mesmo que algum colega em disputa entre em ação, quem determinaria as causas, antes que o juiz venha? Sua palavra permanecerá? 
Não! Portanto, um homem sábio ficará até que o próprio juiz venha, e esperará o julgamento de sua boca.                  

Não trate de outra forma com sua própria alma, não submeta o caso a julgamento por uma companhia de motivos carnais rabugentos, mas fique até que venha a Palavra (que é o juiz), e julgue a si mesmo por ela; se apegue a ela por sua vida, e pela vida de sua alma.      
A luz é o que manifesta todas as coisas, diz o apóstolo:
“Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz”. [Ef 5: 13]                      
S
eu significado é este: a luz da Palavra, e a evidência da verdade de Deus manifestada à alma do povo de Deus - estes, apropriadamente, são os juízes.             
Os outros são apenas casos em disputa, e não devem ser admitidos. Aqui, o sentido e o sentimento fundados na matéria carnal, são como nevoeiros e brumas, que tornam o homem incapaz de ver o seu caminho. Mas, ao esclarecer seu estado e condição é aberto diante dele; então é manifesto o que é. 
Aprendam comigo, diz nosso Salvador.    

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. [Mt 11: 29] 
O salmista diz:                
Vou perguntar o que o Senhor vai dizer.  
Então diga você:                   
“Não darei ouvidos ao que a razão carnal dirá; vou ouvir o que Deus diz.”            
A falta deste procedimento é a razão pela qual temos tantas distrações e inquietações, e porque ainda temos nossas dúvidas, pois quem nos ensina e pode persuadir é enganador.
E é a partir daí que a pobre alma diz:         
“Terei interesse em Cristo? Terei direito às promessas?                   
Não, isso pertence àqueles que estão com o coração partido. Na verdade, se eu tivesse tal poder contra a corrupção, tal mentalidade celestial, esta e aquela graça preciosa, então haveria alguma esperança, mas estou cheio de fraquezas, e muitas vezes sou levado cativo por um coração tão rebelde, que é muito evidente que nunca tive a graça salvadora. Na verdade, temo que nunca a terei realmente trabalhando em minha alma.”      
Isso é o que você diz, pobre alma, mas quem te disse isso?    E onde você aprendeu essa religião?          
Tenho certeza de que você nunca aprendeu isso com Cristo; para quem, ou cuja palavra lhe diz: 
“Se eu tiver tanta corrupção, nunca terei graça”? 
Não é a palavra de Cristo, tenho certeza, portanto te ordeno:  Apegue-se à verdade da Palavra. Aprenda comigo, diz Cristo, e não deixe seu caso ser decidido por motivos carnais, nem leve em consideração o que isso lhe diz, pois se você seguir esse caminho e não voltar atrás, nunca poderá vir a Cristo; esse caminho não é caminho para Ele.                        Aprenda com o Senhor Jesus Cristo, pois Sua Palavra é fiel e Sua promessa segura; lá você encontrará uma torre de descanso tão forte quanto o monte Sião.                   
É aquela Palavra, pela qual seremos julgados, no último grande dia, quando o bom senso e o sentimento serão jogados por cima da justiça pelos enganadores, e nunca mais entraremos no tribunal.                           
 

Thomas Hooker
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/12/2022
Alterado em 17/01/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras